« Coleções « Favoritas do autor « Desafiando o Cosmos Infinito

Desafiando o Cosmos Infinito



Desafiando o Cosmos Infinito

Inyo National Forest, California, EUA

Nas altas montanhas geladas do Parque Nacional Inyo, no leste da California, vive um dos seres vivos mais antigos do planeta. Com data estimada de mais de 4800 anos, segundo alguns cientistas, a majestosa Great Basin Bristlecone Pine, ostenta o impressionante título de arvore mais antiga da terra. 

Você conseguiria imaginar o quanto de história que estas especies já testemunharam? Estas árvores já estavam de pé quando as pirâmides do Egito foram erguidas ou quando a escrita cuneiforme foi criada pela civilização mesopotâmica.

Mais incrível ainda é intrigar-se como estas arvores incríveis, com troncos em formato espiral, conseguiram driblar o seu tempo, mantendo-se corajosamente de pé num ambiente tão inóspito, fustigada por ventos fortes, solo ralo, numa altitude média de mais de 3000 metros, sujeito a abruptas variações de temperatura e com água escassa.

Divagando em meus pensamentos, numa belíssima noite salpicada por galaxias, meteoros e estrelas, sentia uma paz interior e energia incríveis, que nem mesmo os uivos distantes de alguns lobos que por ali passavam eram capazes de perturbar. Nada parecia desestabilizar o hipnotizante e harmonioso espetáculo da natureza que se escancarava à minha frente; um verdadeiro encontro de titãs, onde a Patriarch Grove Bristelcone, na qualidade de legítima representante de todos os seres vivos de nosso planeta, parecia reivindicar o seu devido lugar junto ao cosmos infinito